O perfil 06 ou o questionador tem esse nome pois buscam acima de tudo correr dos perigos reais ou imaginários, se precavendo a diferentes cenários ao imaginar todas as possibilidades possíveis do que pode dar errado e gerar imensa ansiedade sobre si mesmos. São extremamente leais e gregários, voltados aos grupos, a união e ao trabalho em equipe de forma a se sentirem parte de algo maior que os ajude a lidar com sua ansiedade, preferindo sempre terem companhia ou alguma forma de estímulo externo.
É um perfil que tem como centro principal o mental e como centro reprimido também o seu centro mental, o que dá igual prioridade para os centros emocional e instintivo. Isso torna eles pessoas naturalmente ansiosas e preocupadas que buscam conforto e segurança na autoridade de sua liderança e em pertencer a grupos e equipes coesos.
É um dos perfis mais gregários do eneagrama, que busca unir as pessoas em grupos de forma a atingir os seus objetivos e os do grupo, são extremamente leais a empresa, a seus líderes e parceiros e tem uma capacidade natural de planejamento devido a se concentrar no que pode dar errado em tudo que fazem.
Por ser muito preocupado com a estabilidade e a segurança, podem ser muito apegados a pessoas, opiniões e situações o que os torna rígidos e potencializa sua insegurança frente ao desconhecido e a desafios.
Por ser um dos perfis mais emotivos do eneagrama, sua comunicação se baseia na segurança emocional, buscando transmitir suas maiores necessidades para as pessoas, seja para cobrar ou ajudar.
Devido a sua argumentação e questionamentos, pode ser dar muito bem em vendas e correr atrás de bater as suas metas caso se sinta seguro de ter o amparo da empresa, conseguindo transmitir a solução das inseguranças do cliente.
Na liderança, depende da reciprocidade do time para com ele com uma lealdade extrema, seguindo suas ordens e processos. Pode ter dificuldades para lidar com pessoas mais independentes ou que saiam do padrão.
Na gestão vai buscar gerir os recursos de acordo com as orientações, ordens e processos do seu gestor, caso seja ele o gestor pode sempre ter um pé atrás na hora de gerir as pessoas ou recursos de todo tipo.
Tem o talento oculto da lealdade, por isso buscam sempre cumprir à risca as ordens e orientações dos seus superiores e isso lhes dá coragem de confrontar quem quebra as regras, defender algo ou bater uma meta.